EUCOOKIELAW_BANNER_TITLE

Entrevista de trabalho – perguntas típicas e dicas

 

Pergunta #1 O que você sabe sobre a nossa empresa?

Essa pergunta pode abrir qualquer entrevista de emprego e é a melhor oportunidade para mostrar interesse na empresa e no cargo. Responder bem é muito importante, e não só o digo, como Randstad, uma das melhores empresas de recursos humanos existentes hoje.

“Responder bem a essa pergunta exige uma investigação prévia sobre a empresa pela Internet, imprensa e conhecidos”

Resposta recomendada: Existem muitas respostas possíveis, mas, por exemplo: “Percebi, seguindo seu canal no Twitter, que você fez uma fusão com a empresa X e que possui novos serviços X que certamente farão você se diferenciar da concorrência, obtendo essa cota do mercado que você está procurando ”

Pergunta #2 O que você pode nos contar sobre você?

De acordo com “As perguntas com a armadilha de uma entrevista” do serviço Juventude do sindicato UGT, essa pergunta geralmente é uma das primeiras da entrevista e serve para avaliar a capacidade de resposta do candidato. Os primeiros segundos são decisivos e você deve aproveitá-los para demonstrar de forma convincente e precisa que você é a pessoa que melhor responde às expectativas do trabalho.

Sua resposta deve ser um breve resumo de suas realizações acadêmicas e sua experiência. Fale sobre sua educação, seu histórico profissional, sua experiência profissional recente e seus objetivos futuros.

Resposta recomendada: “Eu terminei meus estudos de X na Universidade X e, desde então, trabalhei em X com X, em que gerei X fazendo X. Embora goste de trabalhar para X, quero expandir meus horizontes e fazer X para empresas como essa”.

Pergunta #3 Por que você está sem trabalho há tanto tempo?

Com essa pergunta, o que o entrevistador deseja saber é se você é um perfil problemático ou apenas tem azar. Atualmente, devido à desaceleração econômica, essa pergunta é um acerto comum, especialmente se você tiver algum salto entre seu último emprego e este. Seja honesto e explique os motivos pelos quais você parou de trabalhar no trabalho da sua empresa anterior.

Resposta recomendada: “Estou procurando emprego há muito tempo, e meu objetivo é continuar com meu plano de desenvolvimento profissional, mesmo que isso signifique gastar mais tempo com esse desejo”.

Pergunta #4 Por que você deixou seu último emprego?

Como a pergunta anterior, é uma questão que se deve ao momento de crise que estamos passando. É hora de falar sobre sua experiência e seus objetivos profissionais, não sobre os problemas que você teve com seu ex-chefe ou dar uma longa lista de razões pelas quais você saiu.

Concentre-se no que aprendeu em seu trabalho anterior e em como você está pronto para usar essas habilidades em um novo emprego.

Resposta recomendada: “A empresa simplesmente não me deixou desenvolver profissionalmente, e aprendi a lutar por meus interesses profissionais. Agora eu sei onde vou melhorar.

Pergunta #5: O que você pode contribuir para a nossa empresa?

É hora de mencionar as habilidades específicas que você pode contribuir para o trabalho com base em sua experiência e treinamento. Não economize em explicações sobre seu conhecimento, capacidade de liderança e realizações realizadas em seu passado profissional que sejam de interesse para a posição que você está apresentando.

Resposta recomendada: “O trabalho requer X e, devido à minha experiência, eu poderia levar esse tipo de trabalho para outro nível executando X ou X”

Pergunta #6 O que você acha dos seus chefes anteriores?

Cuidado com o que você responde! É melhor que você morda a língua e dê uma resposta politicamente correta, nem muito crítica (o que poderia implicar que você esteja em conflito) ou muito benevolente.

Resposta recomendada: “Embora nenhum dos meus ex-chefes tenha sido excelente, houve alguns que me ensinaram mais do que outros. Definitivamente, aprendi com qual estilo de gerenciamento eu me dou melhor. ”

Pergunta #7: Você conhece alguém na empresa?

Se alguém que trabalha na empresa passou seu currículo para o departamento de recursos humanos, reconheça-o. Se você conhece alguém que não tem nada a ver com seu pedido de emprego, mencione-o apenas se tiver certeza de que possui uma boa reputação na empresa.

Resposta recomendada: Não existe uma resposta clara, pois depende das circunstâncias de cada uma. Seja honesto e claro. Não é ruim que você tenha chegado à entrevista por “plug”; na verdade, pode ser um ponto positivo se você souber como lidar com isso.

Pergunta #8: Você prefere trabalhar sozinho ou em equipe?

A resposta depende do trabalho que você está apresentando, embora exista uma expressão muito verdadeira:

“Geralmente, a solidão não é um prato de bom gosto em nenhuma empresa”

Cada vez mais, as empresas procuram perfis que funcionem em grupos, pois otimiza projetos e os faz trabalhar mais rápido e melhor.

Resposta recomendada: “Prefiro trabalhar em equipe, pois é um dos pilares profissionais do meu ponto de vista, saber trabalhar em equipe e saber liderar equipes”.

Pergunta #9 Quais são seus pontos fracos?

A chave para responder a essa pergunta clássica não é respondê-la literalmente. É provável que o seu futuro empregador não se importe com o fato de que você não sabe cozinhar, nem deseja ouvir respostas gerais, como “muito detalhadas” ou “se esforce demais”.

Responda a essa pergunta identificando as áreas do seu trabalho que você pode melhorar e pense em como isso pode ser uma atração para um futuro empregador. Se você não teve a oportunidade de desenvolver certas habilidades em seu trabalho anterior, explique seu desejo de obter essa habilidade neste novo trabalho.

Resposta recomendada: “No meu último emprego, não consegui desenvolver minhas habilidades de palestrante”. Eu realmente gostaria de poder trabalhar em um lugar que me ajude a melhorar, fazendo apresentações e falando na frente de outras pessoas. ”

Pergunta #10 Como você trabalha sob pressão?

Seja profissional e explique que o estresse não é um problema e que isso faz parte de qualquer trabalho. Explique como você lida com situações difíceis e quais são seus truques para relaxar. Tente preparar um exemplo de um momento tenso que você resolveu de maneira positiva e que apóia suas palavras.

Resposta recomendada: “Na minha empresa anterior, tive que entregar projetos em um espaço de tempo muito curto, o que foi um grande estresse, mas isso me ajudou a lidar com o trabalho sob pressão”.

Pergunta #11 Como os outros o descreveriam?

Você deve sempre pedir a seus colegas e supervisores para comentar, para poder avaliar seu desempenho. Dessa forma, você pode responder a pergunta honestamente com base nesses comentários.

Acompanhe os comentários para poder enviá-los ao empregador, se solicitado. Se o fizer, ajudará a identificar seus pontos fortes e fracos.

Resposta recomendada: “Meus ex-colegas disseram que é fácil fazer negócios comigo e que estou sempre preparado para trabalhar em novos projetos. Tenho comentários mais específicos comigo, se você quiser vê-los.

Pergunta #12 Quanto você acha que deveria cobrar?

É a pergunta de um milhão de dólares. Todo mundo que enfrenta uma entrevista de emprego sabe que mais cedo ou mais tarde chegará a hora de falar sobre dinheiro. É a questão da fraude por excelência. Responda o que responder, você sempre terá dúvidas se tiver se vendido muito barato. Portanto, é melhor que eles digam quanto estão dispostos a pagar e sempre o mostrem disposto a negociar.

Resposta recomendada: “Quero um salário justo pelo trabalho que faço, mas prefiro saber quais são os números que estão considerando”.

Pergunta #13 O que o distingue ou diferencia dos outros?

Este é o momento em que você fala sobre suas realizações e hábitos de trabalho. Entregue detalhes específicos do seu currículo ou portfólio. Mostre ao entrevistador o que você vale e como você se tornaria um ativo valioso.

Resposta recomendada: “Sou a melhor pessoa para o cargo. Sei que existem outros candidatos que poderiam preencher esse cargo, mas minha experiência em X e X me diferencia do resto. Estou comprometido em sempre entregar os melhores resultados. Por exemplo…”.

Pergunta #14: Se você pudesse escolher qualquer empresa para trabalhar, qual seria?

Nunca mencione outra empresa que não seja a que você está entrevistando. Fale sobre o trabalho e a empresa para reafirmar seu interesse nesse trabalho e na empresa.

Resposta recomendada: “Eu não teria me candidatado a essa posição se, francamente, não desejasse trabalhar em sua empresa”. Continue com exemplos específicos de por que você respeita a empresa que o entrevista e por que você seria uma boa contribuição.

Pergunta #15 Qual é a sua projeção de cinco anos?

Informe o entrevistador que você é uma pessoa estável e que deseja permanecer nesta empresa por um longo tempo.

Não comente suas aspirações de assumir uma posição de controle da empresa para a qual você está dando a entrevista, de ter sua própria empresa, se aposentar aos 40 anos ou que seja casado e tenha cinco filhos.

Resposta recomendada: “Quero obter uma posição X em uma empresa X que se concentre no desenvolvimento do comércio X. Idealmente, gostaria de trabalhar para uma nova empresa, como esta, para participar desde o início e aproveitar todas as oportunidades oferecidas por uma empresa. crescimento”.